segunda-feira, 20 de julho de 2009

Salvação e reencarnação

Salvação e reencarnação.

Reencarnação e Bíblia, água e óleo, não há respaldo bíblico para isso.

É impossível conciliar a doutrina da salvação e purificação de pecados apresentada na Bíblia Sagrada com a crença reencarnacionista. Se a reencarnação for um sistema de expiação, o que estava então Jesus fazendo na cruz?
Estava se divertindo?
Ou não sabia o que estava fazendo ao morrer uma morte tão cruel?

Sem dúvida que não, pois até mesmo o espiritismo o considera o mais elevado de todos os mestres.
A Bíblia ensina a impossibilidade da reencarnação ao comentar sobre o tratamento que Deus deu ao povo de Israel no deserto:
“Contudo, ele foi misericordioso; perdoou-lhes as maldades e não os destruiu.

Vez após vez conteve a sua ira, sem despertá-la totalmente. Lembrou-se de que eram meros mortais, brisa passageira que não retorna” (Salmo 78.38,39).
Sobre uma criança que nasceu entre a vida e a morte e que depois de alguns dias faleceu, Davi comentou:
“Poderia eu trazê-la de volta à vida? Eu irei até ela, mas ela não voltará para mim” (2 Samuel 12.23).

Esses textos mostram claramente que é impossível alguém voltar à este mundo como ensinam os reencarnacionistas. O apóstolo Paulo escreveu que tinha desejo de partir (morrer) e estar com Cristo (Filipenses 1.23) e não de reencarnar. Aos crentes da cidade de Corinto escreveu: “Temos, pois, confiança e preferimos estar ausentes do corpo e habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5.8).

As Escrituras Sagradas afirmam abertamente que Cristo morreu pelos desígnios eternos de Deus ao mencionar o Cordeiro (Jesus) que foi morto desde a fundação do mundo (Apocalipse 13.8). Segundo as Escrituras, para ser salvo, é preciso crer em Cristo (Atos 16.16), nascer de cima, do alto (João 3.3, 5), ser uma nova criatura ou criação (2Coríntios 5.17).

Observe o que o apóstolo Paulo escreveu aos cristãos de Roma:
“Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Pois com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa para a salvação."

Como diz a Escritura:
"Todo que nele confia jamais será envergonhado. Não há diferença entre judeus e gentios, pois o mesmo Senhor é Senhor de todos e abençoa ricamente todos os que o invocam, porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10.9-13).

A Bíblia diz com muita clareza que o ser humano só pode ser perdoado ou purificado dos seus pecados através da morte e do sangue de Jesus Cristo. O autor da carta aos Hebreus afirma a importância do sangue e da morte de Cristo na cruz para a nossa salvação ao escrever:
“Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo” (Hebreus 10.19, 20).

O apóstolo Pedro também declara que o cristão não é redimido por meio de coisas perecíveis como prata e ouro, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito (1 Pedro 1.18, 19).
O apóstolo João afirma que é o sangue de Jesus que nos purifica dos nossos pecados (1João 1.7 e Apocalipse 1.5). Há muitos outros textos na Bíblia que corroboram essa verdade.

Onde entra a reencarnação em todos esses textos bíblicos, escritos, não por inspiração de espíritos que nem se sabe de quem são, mas por inspiração do Espírito Santo, como declarou o apóstolo Pedro:
“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém da interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo” (2 Pedro 1.20, 21)?

O espiritismo é racional?

Quanto à doutrina espírita basear-se num conjunto de idéias muito bem sistematizado, sendo, portanto, passível de aceitação racional, precisa de uma resposta. O espiritismo procura firmar-se em três pilares principais:
a comunicação com os mortos,
a reencarnação e
a salvação pela prática das boas obras.

Todos esses pilares do espiritismo são condenados pela Palavra de Deus.
Sobre a comunicação com os mortos, veja Deuteronômio 18.11, 12 e Isaías 8.19, 20.
A crença na salvação pela prática das boas obras é amplamente refutada nas Escrituras. Basta ler Efésios 2.8, 9; 2 Timóteo 1.9 e Tito 3.5-7.
Agora, abraçar a tais doutrinas do espiritismo, claramente condenadas pela Palavra de Deus, é algo racional?

Mas, há outras questões intrigantes no espiritismo. Um delas é o ensino de Allan Kardec de que outros planetas são habitados: “De todos os globos que constituem o nosso sistema planetário, segundo os Espíritos, a terra é daqueles cujos habitantes são menos adiantados, física e moralmente; Marte lhe seria ainda inferior, e Júpiter, muito superior, em todos os sentidos...

Muitos Espíritos que animaram pessoas conhecidas na Terra disseram estar reencarnados em Júpiter” (O Livro dos Espíritos, capítulo IV, 188, nota 1).

Os espíritos também ensinaram a Kardec que o planeta Marte não tem qualquer satélite, que Saturno só tem um anel formado pelo mesmo material do planeta, e que algumas estrelas como Sírio são milhares de vezes maiores do que o sol
(A Gênese, capítulo VI, 27).

Ao contrário do que os espíritos ensinaram a Kardec, a ciência já descobriu que Marte possui dois satélites, que o anel de Saturno não é formado da mesma matéria do planeta e que Sírio tem um tamanho entre 13 a 15 vezes maior do que o sol. Tudo isso é racional? É lógico que não. Trata-se, então, de espíritos mentirosos.

Diante das informações mencionadas acima, pode-se confiar nos espíritos que influenciaram e revelaram as doutrinas espíritas a Allan Kardec?
A resposta lógica e racional é não.
Se os espíritos por trás de Allan Kardec não são confiáveis quando tratam das coisas deste mundo, muito menos o serão ao tratar de coisas espirituais, coisas relacionadas com a salvação da alma e com a vida eterna.

Os espíritos também ensinaram Allan Kardec e outros expoentes do espiritismo como Léon Denis, a atacar a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Kardec declarou:
“A Bíblia contém evidentemente narrativas que a razão, desenvolvida pela ciência, não poderia aceitar hoje em dia” (A Gênese, IV, 6).

Léon Denis afirmou:
“Daí segue que não poderia a Bíblia ser considerada ‘a palavra de Deus’ nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas e legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais”.

Ora, usar a Bíblia para formular doutrinas e atacá-la ao mesmo tempo é racional?
Trata-se, no mínimo, de uma contradição. Seria como namorar uma jovem, desejar casar-se com ela e difamá-la ao mesmo tempo.

Quanto à salvação em Cristo, Léon Denis afirma:
“Não; a missão do Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si
mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia fazê-lo. É o que os Espíritos, aos milhares, afirmam em todos os pontos do mundo”.

Basta comparar essa declaração de Léon Denis com Atos 20.28 para se constatar o engano do espiritismo: “Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue”.
Há muitos textos na Bíblia que demonstram os equívocos de Léon Denis (veja Efésios 4.13, 15 e Hebreus 9.11-15).
Insistir com Léon Denis é racional? É óbvio que não.

Como pode alguém afirmar que a doutrina espírita se baseia num conjunto de idéias muito bem sistematizado, sendo, portanto, passível de aceitação racional, pois quando Allan Kardec codificou a doutrina espírita, deu-lhe um revestimento científico?

Como afirmar que o espiritismo se vale de uma roupagem racional no mundo moderno se as suas doutrinas são condenadas pela Palavra de Deus?
E por que as pessoas não conseguem perceber isso?
A resposta pode ser encontrada em 2 Coríntios 4.4:
“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”.
O testemunho das Escrituras Sagradas permanece, afirmando que só Jesus Cristo pode salvar do pecado e da morte eterna (João 14.6 e Atos 4.12).

"Em nenhum outro há salvação, só Jesus, só Jesus"


.




Fonte www.cacp.org.br
.

8 comentários:

  1. Gostaria que o prezado amigo me respondesse uma coisa. Para quem já leu o Evangelho Segundo o Espiritismo observa-se claramente os ensinamentos de Cristo colocados em prática na nossa vida. O que é para o amigo viver em cristo? É simplesmente adorá-lo, considerá-lo nosso salvador e lhe render graças por toda a vida, uma vida nesse caso de ostracismo espiritual? Ou viver em cristo seria fazer o que Ele nos ensinou? O seu legado mais precioso foi "amar a Deus sobre todas as coisas a ao próximo como a si mesmo" Quem faz isso, seja espírita, católico, evangélico, etc estará salvo, pois Jesus mesmo disse. Será que ele queria que o adorássemos por toda a eternidade ou que nós praticássemos seus ensinamentos? Ele mesmo disse também que "nem todo aquele que disser Senhor, Senhor entrará nos reinos do céus ,mas aquele que fizer a vontade de meu pai...". pois bem qual a vontade de Deus? Amarmos uns aos outros, é claro. Só através do amor poderemos salvar o mundo. As guerras acabariam, as fomes as violências...É isso que o Espiritismo ensina...a salvação pelo amor...Será que isso é errado? Será que qualquer religião que ensina isso é errado? O que diz a oração de São Francisco? Senhor fazei-me instrumento de vossa paz, onde houver ódio que eu leve o amor...Isso é a prática pura dos ensinamentos do Cristo. Façamos isso em vez de ficarmos criticando uns aos outros. Se nos uníssemos, respeitando as diferenças para a prática do amor teríamos sem dúvida um mundo melhor. Pense nisso irmão!!! Um abraço fraterno de quem reza sempre por toda a humanidade. Luiz Roberto

    ResponderExcluir
  2. Olá Luiz Roberto, o que mais me intriga é os espíritas chamarem Jesus de Divino Mestre o dizerem que obedecem ao Divino.
    Sim me intriga porque não se obedece aos ensinos de um grande mentiroso, para os espíritas Jesus foi um grande mentiroso e charlatão não é mesmo? Claro, e eu explico:
    Como chamar alguém de Divino mestre se ele disse que existia antes que o mundo fosse formado?
    Como chamar de Mestre Divino alguém que sustentou a idéia da RESSURREIÇÃO e inclusive ressucitou algumas pessoas em sua época?
    Como chamar de Divino Amoroso em alguém que sutentou que depois de morto RESSUCITARIA?
    Como chamar de Divino e Amoroso alguém que dizia "Minha vida a dou em resgate de muitos" (Mateus 20:28)?
    Como chamar de Divino Mestre alguém que dizia "minha carne é verdadeiramente comida e meu sangue verdadeiramente bebida" (João 6:55)?
    Como ainda seguir os ensinos amorosos do Divino Mentiroso?
    Voce vem me dizer que ele não quer adoração?
    Pois é, Ele é mentiroso e charlatão quando adorado não disse nada, apenas deixou-se ser adorado: Mateus 9:18 "Enquanto estas coisas lhes dizia, eis que um chefe, aproximando-se, o adorou e disse: Minha filha faleceu agora mesmo; mas vem, impõe a mão sobre ela, e viverá."
    Mateus 15:25 "Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me!"
    Marcos 5:6 "Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou,"
    João 9:38 "Então, afirmou ele: Creio, Senhor; e o adorou."

    Como vê meu caro 'caro irmão', se voce nega tudo isso não é meu irmão coisíssima nenhuma e ainda para impressionar usa algumas palavras bíblicas do "Divino Mestre" para dar base em sua falácia infundada.
    Por outro lado eu creio em TODAS AS PALAVRAS DE JESUS e não parcialmente.
    Não faça Jesus um mentiroso.

    Será Divino um mestre que aceitou aoração?
    Sera Divino um mestre que dizia que ressucitaria?
    Será Divino um mestre que disse meu corpo é comida?
    Será Divino um mestre que disse meu sangue é bebida?
    Será Divino um mestre que disse minha vida eu dou em resgate de muitos?
    Será Divino um mestre que disse "Eu e o Pai somos um" (João 10:30)?

    É amigo fique com seu León, certamente o Jesus qe voce chama de Divino Mestre e Mestre da maior Lei "amor" certamente não tunha nenhuma credencial para ensinar amor se ele disse tantas 'asneiras' não é mesmo?

    Amigo, a menos que creia em todas as Palavra de Jesus voce não pode reivindicar nada.
    Tenho Dito!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Bereiano,
    estou novamente enviando-lhe uma mensagem, procurando esclarecer alguns pontos.
    Em relação a passagens bíblicas sobre a reencarnação gostaria de citar algumas.

    1)João, Cap 3, 2-10: Nicodemos foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Mestre, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes? Na verdade vos digo que aquele que não nascer de novo não poderá ver o reino de Deus. Aquele que não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus (Nesse caso "nascer da água" quer dizer "nascer da matéria").

    2) Mateus, Cap 17, 10-13: Após a transfiguração de Moisés e Elias , os discípulos de Jesus o interrogaram, dizendo: Porque dizem os escribas que Elias terá que vir primeiro? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que Elias já veio, e não o reconheceram e fizeram-lhe tudo o que quiseram. Então entenderam os discípulos que lhes falara de João Batista (O Profeta João Batista já havia morrido).

    Nestes dois casos existem provas irrefutáveis de que Jesus ensina em seu evangelho sobre a reencarnação. Ora, o que será nascer de novo senão reencarnar? Quando Jesus fala que Elias já veio, se referindo a João Batista, Ele demonstra claramente que João Batista era a reencarnação de Elias. E como diziam as escrituras, Elias teria que vir antes do Messias para lhe preparar os caminhos. Foi exatamente o que João Batista fez.
    Como você mesmo disse nós devemos acreditar em tudo que Jesus disse e não parcialmente, para não fazermos dele um mentiroso. Eu acredito nestes ensinamentos do Mestre Jesus e em todos os outros, e você acredita?
    Acredito, como Espírita, em tudo que Jesus ensinou, mas guardo em meu coração o seu maior ensinamento. "Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo". Estão aí todos os profetas e toda a lei.
    Uma última observação.
    Você já ouviu falar da Terapia de Vidas Passadas (TVP)?
    Isso não tem nada a ver com espiritismo. Cientistas de todo o mundo tem estudado a cura de traumas e diversos outros problemas através dessa terapia, que consiste em fazer uma regressão com o paciente até a sua vida anterior e achar a causa de um problema que repercute nesta vida. Os relatos são tão impressionantes e reais que provam, através da ciência, o que os espíritos ensinaram a Kardec em 1860. A TVP tem dado respaldo científico à teoria da reencarnação.
    Gostaria se possível que essa mensagem fosse colocada em sua página, para que pudéssemos debater o assunto, sem ofensas e respeitando um a crença do outro.
    Um grande abraço irmão e fique com Deus.
    Você tem belas mensagens em seu site, parabéns pelo trabalho.
    Luiz.

    ResponderExcluir
  4. Luiz, esse blog não é forum de discussão, mas em respeito a sua opinião eu estou permitindo seu comentário, uma vez que a própria postagem acima, se for realmente lida, já responde seu comentário, visto que voce disse que crê nos ensinamentos de Jesus o Mestre, só que voce não falou nada sobre ressurreição que existem INÚMERAS PASSAGENS Bíblicas sobre ressurreição voce encontrou apenas duas que SUPOSTAMENTE dá respaldo a reencarnação.

    1- Como voce responderia essa passagem?
    "não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela LAVAGEM DA REGENERAÇÃO e da RENOVAÇÃO do Espírito Santo," Tito 3:5.

    e ESSA?
    "sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;" Romanos 6:6.

    SERÁ QUE PASSAGENS COMO ESSAS DÃO BASE PARA INTERPRETAÇÕES COMO A SUA NO TÓPICO 01?

    Como eu disse com a postagem do blog não nescessito escrever mais nada.

    02- Quanto a João Batista ser a reencarnação de Elias, veja:

    Há muitas razões pelas quais esse versículo não ensina a reencarnação.
    Em primeiro lugar, João e Elias não foram o mesmo ser - eles tiveram a mesma função. Jesus não estava ensinando que João Batista literalmente era Elias, mas apenas que João veio "no espírito e poder de Elias" (Lc 1:17), ou seja, para continuar o seu ministério profético.
    Em segundo lugar, os discípulos de Jesus entenderam que ele estava falando de João Batista, já que Elias apareceu no monte da Transfiguração (Mt 17:10-13). Àquela altura, depois da vida e da morte de João Batista, e já que Elias ainda tinha o mesmo nome e autoconsciência, ele obviamente não tinha se reencarnado em João Batista.
    Em terceiro lugar, ELIAS NÃO SE ENQUADRA DENTRO DO MODELO DA REENCARNAÇÃO por uma outra razão: É QUE ELE NÃO MORREU. Ele foi tomado ao céu como Enoque, que "FOI TRASLADADO para não ver a morte" (2 Rs 2:11; cf. Hb 11:5).
    De acordo com o falso ensino da reencarnação, o que tradicionalmente é dito é que uma pessoa TEM DE MORRER PRIMEIRO, para depois reencarnar-se num outro corpo.
    Em quarto lugar, se houver qualquer dúvida quanto a essa passagem, ela deverá ser entendida à luz do claro ensino das Escrituras CONTRA A REENCARNAÇÃO. O autor de Hebreus, por exemplo, declara que "aos homens está ordenado morrerem UMA SÓ VEZ, vindo, depois disto, o juízo" (Hb 9:27; cf. Jo 9:2).

    Quanto a TVP, que cientistas são esses? Ao que entendo Ciência significa FATOS COMPROVADOS, já que a tal de TVP estaria no campo espiritual ou imaterial, faça-me o favor, ao que me parece voce é uma pessoa inteligente. Será que existem os discos voadores só porque existem relatos?

    Relatos não provam nada para a ciência, já que ela é para fatos COMPROVADOS, FATOS E NÃO RELATOS.

    Quanto a crer em toda a Bíblia, mais uma vez voce se contradiz, veja o que León disse de Cristo:

    Quanto à salvação em Cristo, Léon Denis afirma:

    “Não; a missão do Cristo não era resgatar com o seu sangue os crimes da humanidade. O sangue, mesmo de um Deus, não seria capaz de resgatar ninguém. Cada qual deve resgatar-se a si
    mesmo, resgatar-se da ignorância e do mal. Nada de exterior a nós poderia fazê-lo. É o que os Espíritos, aos milhares, afirmam em todos os pontos do mundo”.

    Continua...

    ResponderExcluir
  5. CONTINUAÇÃO AO LUIZ.

    Pois é amigo isso contradiz o DIVINO MESTRE que disse:
    "bem como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir E PARA DAR A SUA VIDA em RESGATE de muitos." Mateus 20:28.

    Ainda: "porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados." Mateus 26:28

    Como já disse esse blog não é forum de debate, mas reveja sua postura sobre obedecer o DIVINO Mestre.
    Finalizando, O DIVINO MESTRE disse:

    "Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.
    Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou." João 14:23-24.

    "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam." João 5:39.

    Acho que respondi a contento e finalizo aqui, como te disse, este blog não é FORUM de discussão.
    Para te ajudar, o DIVINO MESTRE disse 16 veses a palavra RESSURREIÇÃO, 16 VEZES e nenhuma de REENCARNAÇÃO.
    Como vê, encontrar uma passagem e tentar 'procurar' implicitamente a reencarnação, isso não é de quem ama e obedece ao DIVINO MESTRE.

    ELE DISSE:
    "Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25.

    Abraços 'irmão'.

    Drilton

    ResponderExcluir
  6. Li, compreendi, mas não me convenço, de maneira alguma. ISTO, PORQUE, TAMBÉM, LI NA BÍBLIA, que consideramos SAGRADA, que a sabedoria humana foi considerada por JESUS CRISTO COMO INSIGNIFICANTE,
    DIANTE DA SABEDORIA DIVINA. Portanto embora eu haja
    sido Batizado na IGREJA CRISTÃ MARANATA, ATÉ HOJE,
    CREIO NA REENCARNAÇÃO. Porém continuarei a LER,
    como sempre venho fazendo, DIARIAMENTE, a PALAVRA
    DE DEUS, COM TODO O RESPEITO, ATÉ QUE E L E
    V E N H A. VEM SENHOR JESUS " MARANATA " A M É M
    Bisavô Laucof Pai ( M i g o n ).Que o ESPÍRITO SANTO ME ILUMINE E GUARDE, EM NOME
    DO SENHOR JESUS CRISTO. A M É M. Saudações
    Meu e-mail : laucofmigon@gmail.com (Ao vosso dispor)

    Em Tempo ; Gostaria que o meu comentário fosse
    analisado com todo o Amor que vos dispensarei, sempre. Laucof Migon. (?) Rio (RJ), 20/06/2010

    ResponderExcluir
  7. sedruol17, como voce mesmo disse: "Vai continuar crendo na reencarnação";
    sim, é uma crença, exige fé, pois voce não tem base em qualquer outra coisa como prova, o fato de nós crermos é que temos como base as Sagradas Escrituras, Palavras de Jesus Cristo.

    Saiba que a Doutrina da reencarnação está baseada puramente na sabedoria de Kardec (León) e de alguns 'digamos' hinduístas, como vê, é humana, não é?

    Como a Sabedoria de Cristo é a maior, e Ele nunca falou sobre reencarnação, cremos nEle.

    Só não entendo sua saudação "MARANATHA!" (Vem Senhor Jesus) se voce cre na reencarnação, desculpe-me parece-me uma miscelânea de crenças, uma falta de convicção no que realmente crê.

    O restante já está na postagem acima.

    Grato e saudações

    ResponderExcluir
  8. Sempre lembrando que esse Blog não é um forum de discussão, alguns comentários são aceitos, respondidos apenas uma vez, agradeço a todos os comentários feitos até agora.

    Saudações.

    ResponderExcluir

Combatemos idéias, não pessoas. Se você não sabe argumentar com idéias e prefere criticar pessoas, é possível que seu comentário não passe pelo crivo do moderador. Os comentários anôninmos sempre são respeitados mas não publicados.